O conceito elaborado pelos arquitetos do escritório Uda Architects é simples: caixas. Eles organizaram o interior deste apartamento de 300 m² em Turim, na Itália, separando os espaços em cubos facilmente perceptíveis na decoração. Cada um destes "recipientes" simboliza uma esfera da vida dos moradores – o nível urbano, o nível social e o íntimo.
Além de deixar explícita a organização dos ambientes, tal recurso cria dinamismo no layout. É como se o morador ou o visitante estivessem em um labirinto que pudesse ser desbravado. A cada virada de quina, um novo espaço, com outra estética e outro uso. O suspense fica, assim, inerente ao projeto.
Em termos de decoração, vê-se aqui o contraste como linguagem. No ambiente social branco e preto se contrapõem. Essas cores simples somem na ala íntima, onde aparecem o ocre e o vermelho. Pela casa, há desde superfícies metálicas cortadas a laser, a madeira laqueada. Tudo em seu devido lugar. Em seu próprio quadrado.
Neste projeto cheio de subjetividade, o jogo de formas é o enorme atrativo. É como se o apartamento fosse uma grande matryoshka: dentro de cada caixa há uma caixa menor e a diversão é ver até onde o jogo vai. Para lá de criativos, os arquitetos autores desta decoração buscam, sem dúvida, aguçar a mente.