Quantcast
Channel: Casa Vogue
Viewing all articles
Browse latest Browse all 23614

'Lar varanda' tem andares invertidos

$
0
0
  (Foto: Leonardo Finotti)

O cenário: a serra da Mata Atlântica do litoral de São Paulo, na cidade do Guarujá. A casa: um dos incríveis projetos de Paulo Jacobsen. Só essas informações bastam para saber que fala-se de uma obra de beleza inegável. Com 810 m², a propriedade da qual se fala aqui é cheia de surpresas.

Para início de conversa, deve-se notar que a organização dos andares foge do comum. Aqui, a ala íntima fica no pavimento mais baixo. Isso se dá devido à conformação do terreno, que tem um íngreme declive. O acesso da casa é feito pela cota mais alta – depois da garagem existe um hall que serve de mezanino para a sala de estar de pé-direito duplo.

  (Foto: Leonardo Finotti)

Este hall, que estende-se para fora como uma varanda, é rodeado por um grande banco de madeira que serve como beiral para o pavimento inferior, na parte externa, e como guarda-corpo para o mezanino da sala de estar, na parte interna. Trata-se de uma área com status privativo, onde pode-se relaxar e contemplar a paisagem.

No pavimento intermediário estão as áreas sociais: a sala de estar e jantar, que se unem a cozinha gourmet, deck externo e a piscina em forma de raia com borda infinita. No piso inferior fica a área íntima com cinco suítes, que mesmo com vista para o mar, tem a privacidade garantida pelas copas das árvores.

O trato da área verde deste terreno de 1,310 m² ficou a cargo do escritório Jundu Paisagismo. Já do lado de dentro, complementando a arquitetura desenhada por Jacobsen vê-se a decoração elaborada por Eza Viegas. A iluminação dos ambientes foi feita pela Lightworks. O conjunto todo funciona de modo harmonioso.

  (Foto: Leonardo Finotti)

Vista da rua, a casa de estrutura metálica parece térrea, no entanto a construção se distribui em três andares. A morada cresce para baixo sem interferir demais no terreno instável. O edifício toca o solo em apenas cinco pontos. Do lado oposto, junto à face que mira o mar, a obra se mostra uma verdadeira "casa varanda".

A conexão visual com a natureza é um ponto forte do projeto, mesmo quando se está dentro de casa. Grandes portas de correr de vidro nos andares superiores permitem o contato visual tanto com as áreas externas da residência como com a floresta e o mar. Os quartos, por sua vez, têm fechamento em venezianas de madeira de abertura regulável.

  (Foto: Leonardo Finotti)

 

  (Foto: Leonardo Finotti)

 

  (Foto: Leonardo Finotti)

 

  (Foto: Leonardo Finotti)

 

  (Foto: Leonardo Finotti)

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 23614


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>