Quantcast
Channel: Casa Vogue
Viewing all articles
Browse latest Browse all 23614

Criatividade na fachada da escola

$
0
0
  (Foto: David Schreyer)

Erguida em 1907, esta escola localizada em Kufstein, na Áustria, sofreu algumas alterações ao longo da sua história. Por volta de 1980 foi realizada a primeira ampliação. Na época, a intenção arquitetônica foi discreta – a extensão tratou de apenas espelhar em si o estilo da construção original. Trinta anos depois, em 2009, novamente surgiu a necessidade de ampliar a área do colégio. Mas, desta vez, os arquitetos do Johannes Wiesflecker criaram ali um novo edifício.

Finalmente, em 2011, quando a reforma estava próxima de ser concluída, os arquitetos lançaram um concurso artístico. O objetivo da competição era eleger uma instalação para ocupar a parede da fachada sudeste da construção. Apareceu em cena, então, Karl-Heinz Klopf e sua Crinkled Wall (Parede Enrugada, em português). Vencedor do concurso, o artista propôs a criação de um elemento de concreto em frente à fachada de vidro.

  (Foto: David Schreyer)

Vista da rua, essa parede lembra uma folha de papel sulfite que foi amassada até virar uma bola e, em seguida, foi desenrolada. A temática tem tudo a ver com um ambiente escolar. E assim sendo, o mesmo tipo de acabamento pode ser visto do lado de dentro da construção. No entanto, no interior do edifício há uma pele de vidro que separa a instalação dos seus observadores.

"A parede que parece amassada leva sombra à fachada de vidro do novo edifício do colégio. Busquei fazer uma releitura do papel, um material visto comumente no colégio. É como se a folha saísse de dentro da sala de aula para fazer parte da arquitetura", explica o autor da obra. "Feita de concreto, a parede tem um caráter escultural. Ela é responsável por estabelecer uma relação entre o exterior e o interior do prédio", completa.

Além disso, a parede serve de interface entre a escola e o parque. A instalação, icônica como é, tornou-se sinônimo do colégio onde está instalada. A arquitetura, quando benfeita, simplifica-se transformando em referencial na boca do povo. É o que se vê aqui. "A parede contribui para a definição não apenas da identidade do colégio, mas de toda a cidade de Kufstein", aponta Karl-Heinz Klopf.

  (Foto: David Schreyer)

 

  (Foto: David Schreyer)

 

  (Foto: David Schreyer)

 

  (Foto: David Schreyer)

 

  •  
  (Foto: David Schreyer)

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 23614


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>