Projetar um colégio é um dos desafios mais prazerosos que os arquitetos podem ter. A liberdade de pensar como (ou para) uma criança é um privilégio. Os profissionais do escritório indiano Cadence aproveitaram a oportunidade, deixando a criatividade atuar quase sem limites. Assim surgiu a escola Cassata, em Bengaluru, na Índia, com suas cores fluorescentes e suas formas inusitadas dentro e fora do edifício.
A primeira coisa que se nota ao olhar para a escola são suas janelas com formatos diferentes. Cada orifício foi desenhado em função da letra que o circunda em alto relevo na fachada. Pelo lado de dentro, no segundo andar, essas aberturas acabam por criar um desenho dinâmico. Ainda no exterior há outro elemento que chama a atenção: a entrada do colégio. É impossível tirar os olhos do grande pórtico rosa choque que leva à recepção.
Do lado de dentro há ainda mais cor – e ainda mais choque. Ligando os cinco andares da construção, há uma grande escadaria, cujas paredes circundantes foram pintadas de verde fluorescente. Para destacar a tonalidade, na recepção veem-se superfícies negras, revestidas com pedra de alto índice de reflexão. Assim, o verde acaba se multiplicando. O balcão da recepção é um belo item da decoração por ali.
Com pouco mais de 6.500 m³, o colégio conta com salas de aula, biblioteca, um espaço polivalente e diversas áreas livres, onde as crianças se divertem nos intervalos. Detalhes cuidados são, por exemplo, os buracos "para espiar" presentes em todas as portas e os diversos recantos que podem servir como "esconderijo" para a as brincadeiras de esconde-esconde.
No primeiro andar há um pátio aberto. Neste ambiente existe uma grande parede curva em formato de ferradura. Com pintura listrada, o elemento garante o ar lúdico do local. Ainda nesse pavimento, do lado de dentro da construção o que é visto, são superfícies curvas – paredes ondulantes que delimitam espaços dinâmicos. Nessa área, além dos móveis multicoloridos, aparecem novamente detalhes rosa choque.