Falar da influência de David Bowie na música, na moda e na arte do século 20 é redundante quando se leva em conta o legado que o artista britânico deixou para as gerações futuras. Para brindar uma carreira extensa em produção fonográfica, mas também rica em figurinos extravagantes e capas de álbuns inovadoras, o MIS, Museu da Imagem e do Som, recebe a primeira retrospectiva internacional de Bowie, que leva seu nome.
A exposição, originalmente intitulada David Bowie Is, chega a São Paulo nesta sexta-feira, dia 31 de janeiro, antes mesmo de passar por importantes capitais europeias, tendo sido apresentada apenas em Londres, no Victoria and Albert Museum, com curadoria de Victoria Broackes e Geoffrey Marsh, responsáveis pelo Teatro e Performance do V&A.
Além de 300 itens, que vão de colagens feitas por ele, manuscritos de letras de músicas e 47 looks originais, como o macacão assimétrico de vinil assinado por Kansai Yamamoto e a bota de plataforma vermelha, ambos usados na turnê do álbum Aladdin Sane de 1973, os visitantes poderão vivenciar uma experiência sonora por conta de fones de ouvido que acompanham a mostra – já inclusos no valor do ingresso.
Organizada de modo a explicitar também o processo criativo do músico, a individual, que tem cenografia do Atelier Marko Brajovic, traz instrumentos, fotografias, desenhos, trechos de shows e filmes, destacando sua relação com elementos oriundos do surrealismo, do expressionismo alemão e do teatro Kabuki. A programação completa preparada pelo MIS inclui a exibição de todos os filmes que Bowie participou, além do lançamento de um livro, editado pela Cosac Naify, que relata a trajetória do artista e é a primeira publicação realizada com acesso irrestrito ao The David Bowie Archive.
David Bowie
Local: MIS - Museu da Imagem e do Som de São Paulo
Endereço: Av. Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Data: de 31 de janeiro a 20 de abril de 2014
Horário: Terça a sexta, das 12h às 20h; Sábado da 11h às 21h; domingos e feriados, das 11h às 20h.