Foi-se o tempo em que escritórios com arquitetura sisuda eram sinônimo de seriedade e sucesso; atualmente, parece que investir no design é o mesmo que aumentar a produtividade e qualidade de trabalho. Seja em algumas áreas com móveis mirabolantes – como na cafeteria do Facebook – ou em projetos que envolvem toda a empresa – como foi feito no Dropbox – o que importa é ousar. Dessa forma, os arquitetos do estúdio O+A – já acostumados a criar projetos revolucionários para ambientes corporativos – transformaram os 110 mil m² da multinacional Cisco, localizada em São Francisco, em uma empresa colorida e arejada – com uma identidade descontraída. Exatamente o que os funcionários aspiravam.
Após adquirir a Wifi Meraki, a Cisco ficou com boa parte dos antigos funcionários e decidiu se mudar para um espaço maior. Localizado no bairro de Mission Bay, o prédio de dois andares tem vista para o mar e imensas janelas que deixam a luz natural invadir todos os ambientes. Esse desejo de ter áreas iluminadas partiu dos próprios colaboradores, que foram entrevistados pelos arquitetos antes do projeto ser iniciado. Outra vontade deles era ter ambientes sociais em que o trabalho pudesse ser realizado em um clima descontraído, preservando assim a cultura de união que a empresa compartilha.
Foram criados então espaços para todos os gostos, e que seguem uma rica paleta de cores tanto nos carpetes como no mobiliário. Existem salas de reuniões formais e informais, nichos de madeira acolchoada nas paredes onde as pessoas podem se sentam para trabalhar e um deck para os momentos de relaxamento. A todo tempo também são vistos quadros negros onde os funcionários deixam recados uns para os outros e também painéis de cortiça em que os memorandos são fixados. Como se não bastasse, ainda é possível pegar sua bicicleta ou skate e dar uma volta pelos amplos corredores da Cisco para desvendar os detalhes desse projeto – que vão desde fios coloridos de eletricidade a mostra até a escada feita de madeira de arquibancada.