A metragem, as características do imóvel e o perfil do morador são fatores que sempre influenciam a tomada de decisão na hora de decorar uma residência. Com esse apartamento na Vila Nova Conceição, área nobre da capital paulista, não foi diferente. Para ajustar o dúplex de 260 m² às necessidades de sua nova proprietária - uma advogada moderna, sofisticada, amante da natureza e de cores - foi necessária uma pequena reforma, sob o comando da arquiteta Cristina Barbara.
Toda a iluminação foi refeita, para se adequar melhor ao pé-direito de 5,47 m. Outra intervenção ocorreu na escada, originalmente em estrutura metálica, que recebeu revestimento de mármore navona e guarda-corpo de vidro laminado. Em contraste com a superfície clara e fria do mármore, a arquiteta utilizou bastante madeira no conjunto living e sala de jantar. Tal decisão também contribuiu para deixar o ambiente mais acolhedor. O piso recebeu madeira de demolição no tom canela. Já as paredes foram parcialmente revestidas com ripado de carvalho americano.
"O projeto une o rústico com o moderno e tem detalhes lúdicos", define Cristina Barbara. Ela se refere principalmente à sala de jantar, onde se sobressaem a mesa com revestimento de laca laranja e o lustre em folha de bálsamo da La Lampe, que remete às nuvens.
A mesa, aliás, foi desenhada propositalmente mais comprida para dispensar o uso de aparadores. Para evidenciar essa extensão, parte do tampo foi revestida com uma placa em aço escovado. Fornecidas pela Dpot, as cadeiras são uma versão do clássico modelo Oscar desenhado por Sérgio Rodrigues nos anos 1950.
O ripado de madeira percorre todo o pé-direito duplo chegando ao mezanino, onde há uma sala para TV. A intenção de criar ambientes aconchegantes e elegantemente rústicos fica evidente também nesse ambiente, que tem sofá e bancos desenhados por Sérgio Rodrigues para a Dpot. No quarto do casal, predominam os tons suaves e amadeirados. Com 24 m², o cômodo tem armários da Augusto Moreno Closets, bancada de estudo com cadeira da Etel e cabeceira com estofado de linho verde oliva da Arquipele.
Visando o conforto da proprietária, o apartamento conta com uma sauna de 6 m² construída no local onde antes havia um banheiro. O ambiente, que tem teto inclinado, é todo revestido por pastilhas verdes da Colormix e possui espreguiçadeira esculpida diretamente no concreto.
No terraço, para garantir privacidade à proprietária, sem abrir mão da leveza, foi construído um muro de bambu, que também abriga a coleção de orquídeas da moradora. Nesse espaço, a bancada em granito preto absoluto delimita a área da churrasqueira. Armários fornecidos pela Kitchens, móveis da Casual e um quadro vivo complementam o espaço, que recebeu toques de cor com espreguiçadeiras revestidas com tecidos da Regatta.