“Simplicidade gera qualidade”, esse é o lema dos designers holandeses do estúdio Bernotat&Co, que criam peças práticas e surpreendentes para as necessidades do cotidiano. Um exemplo disso é que hora ou outra as pessoas desejam mudar os móveis de casa, estofar os sofás e cadeiras com tecidos diferentes mas, e se, ao invés de fazer essa revolução, fosse possível apenas trocar as "roupas" dos móveis? Pois bem, foi exatamente essa linha de raciocínio que os designers seguiram para chegar à coleção Chair Wear de mantas desenvolvidas para vestir cadeiras de uma forma divertida.
O que começou como uma brincadeira para fugir dos padrões de capas para cadeira acabou resultando em uma coleção inspirada no vestuário cotidiano. A Big Baggy foi feita de lona resistente pois tem bolsos nas laterais e atrás que são ideais para guardar itens. Já Pique Poquet tem bolsos na parte de trás e remete a um avental. A Hoodini possui uma espécie de capuz que pode servir como espaço para armazenar objetos ou – para os mais descolados – cobrir a própria cabeça. Já Knit-Net é uma criação destinada para cadeiras mais resistentes, já que é feita de espuma e proporciona conforto ao acento.
A coleção Chair Wear é uma busca do Bernotat&Co de mudar a relação das pessoas com o mobiliário, como se, ao vestí-lo, isso possa trazer uma interação maior entre objeto e usuário. O real desafio dos designers é recombinar velhas soluções – como as já conhecidas capas para móveis – dando à elas ares mais atraentes. “Podem parecer estranhas à primeira vista e até desajeitadas, mas de uma forma ou de outra as capas causam reações nas pessoas e é isso que buscamos”, contam eles.