Tão importante quanto projetar construções que marquem a arquitetura de um país é conseguir captar em fotografias a essência dessas verdadeiras obras de arte. Sabendo dessa visão que os fotógrafos têm ao retratar projetos arquitetônicos, André Correa do Lago concebeu a mostra Arquitetura Brasileira Vista por Grandes Fotógrafos, que abre na noite desta terça-feira no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo.
“A exposição é dedicada aos fotógrafos que nos ajudam a descobrir, apreciar e, eventualmente, amar a arquitetura”, explica Correa do Lago. Para o curador, é necessário talento para conseguir criticar a arquitetura. Por isso, ele reuniu um time de 28 profissionais – onze brasileiros – reconhecidos mundialmente, como Marcel Gautherot, Hans Gunter Flieg e Kidder Smith.
A primeira parte da mostra é um compilado de 18 edifícios que influenciaram o Brasil e ficaram conhecidos internacionalmente. A segunda parte mostra um dos maiores desafios dos arquitetos, projetos de escadas e rampas marcantes do século 20.
A exibição dá prosseguimento a uma série de exposições feitas pelo Instituto Tomie Ohtake, desde o início de 2010, que destacam a importância da arquitetura brasileira.
Arquitetura Brasileira vista por Grandes Fotógrafos
Local: Instituto Tomie Ohtake
Endereço: Av. Faria Lima 201 (entra pela Rua Coropés), Pinheiros, São Paulo
Data: de 12 de junho a 21 de julho
Horário: de terça a domingo das 11h às 20h