No Estado de Oaxaca, no México, mais precisamente entre o Oceano Pacífico e a Cordilheira Sierra Madre del Sur, um pequeno centro portuário se destaca – Puerto Escondido. A região, considerada um dos principais destinos para a prática de surfe, atraiu os empresários Carlos Couturier e Moisés Micha, proprietários do grupo hoteleiro Habita, a investirem no local – e assim foi criado o Hotel Escondido. Localizado à beira mar, o conjunto de bangalôs à primeira vista se mistura com a arquitetura local, mas a aparência rústica esconde os serviços luxuosos que o resort oferece.
Uma lenda local conta que o nome da região se deu graças a uma mulher que fugia de seus captores e se escondeu por ali. Na época a cidade era o principal ponto de escoamento de café e acabou atraindo visitantes por sua beleza. Com o tempo, as pessoas passaram a notar que as ondas daquela praia eram incríveis e assim Puerto Escondido passou a integrar o roteiro de surfistas de todo o mundo. Assim, para atrair os interessados em suas riquezas naturais, o resort foi construído a apenas 200 metros da costa, com um design simples e, ao mesmo, tempo sofisticado.
No total são 16 bangalôs de arquitetura minimalista, com telhados feitos de sapé e estrutura de tábuas de madeira tropical, de origem local, por todos os lados. Através das persianas feitas de ripas de madeira pode-se ver o mar e também a piscina privada que cada uma das suítes possui. Apesar desses pequenos mundos privativos, o resort também oferece atividades em grupos, tais como aulas de canoagem e caiaque e passeios para explorar a natureza. A qualquer momento o serviço de spa também está à disposição com massagens feitas nos quartos dos hóspedes, em frente ao mar. Um luxo!