
A arte de fazer uma chawan, a famosa tigela japonesa, foi o tema do Workshop “Criando objetos cerâmicos”, ministrado pela renomada ceramista Hideko Honma na manhã desta sexta (09/11) no Casa Vogue Experience.
+ Ceramista Hideko Honma indica 5 peças que não podem faltar em qualquer casa
+ Fernanda Marques encerra a noite com palestra sobre carreira e projetos premiados
+ “A floresta é a nossa casa”, afirma Marko Brajovic
+ Especialista em herbários ensina a fazer quadro com folhas secas e prensadas
O objetivo do workshop, de acordo com Hideko, era criar uma chawan honesto. “Chamamos de honesto uma chawan cuja forma corresponde ao volume”, afirma. A técnica usada para criar a peça vem de Arita, no Japão, onde Hideko fez seus estudos de cerâmica. Ela conta que os coreanos introduziram os trabalhos em porcelana na região de Arita há 400 anos, começando uma tradição no país oriental.

Para o workshop, os participantes foram convidados a colocar literalmente a mão na massa. Com o auxílio dos assistentes do Ateliê Hideko Honma, foi usado o torno elétrico para criação das tigelas. “Achei uma delícia fazer a chawan. Estou montando meu ateliê e quero guardar esta tigela que teve a mão da Hideko na criação”, conta Márcia Komijo. Para a designer, Marciele Copat, o processo foi terapêutico. “Nunca tinha tocado uma peça de cerâmica. Eu não sou de São Paulo e achei a oportunidade perfeita para aprender”, conta.

Para fazer cerâmica, é necessário usar o corpo, atentar para a postura correta e controlar a respiração. É um processo de entrega. “A chawan revela a alma de quem o criou”, conclui Hideko.