
O quinto dia do Casa Vogue Experience começou tranquilo e ensolarado. Hoje, os participantes puderam se deliciar com com uma aula de culinária vegana, aprender mais sobre arquitetura social e a cultivar plantas em casa. Entre outros assuntos importantes tratados nesse dia, está o centenário de Athos Bulcão e as novas formas de pensar o plástico. Nesse ano, o evento apresenta um resgate das raízes brasileiras, com palestras e workshops até amanhã, dia 11 de novembro, em uma casa montada na A Casa do Parque, toda decorada pela equipe de Casa Vogue com tons terrosos, materiais naturais e muita textura. Confira tudo logo abaixo e clique aqui para conferir a galeria de fotos do dia.
+ Casa Vogue Experience 2018: fique por dentro do que aconteceu no quarto dia
+ As casas impossíveis de Not Vital
+ Dicas para fotografar ambientes com o celular
+ A arte na educação como transformação social

A preocupação social com a habitação foi tema da primeira palestra do Casa Vogue Experience neste sábado (10/11). “Moradia como parte da construção da dignidade humana” teve a presença de Nina Scheliga, da ONG Teto, e de Maria de Lourdes Andrade de Souza, conhecida como Lia, da Vila Nova Esperança. Além de apresentar o trabalho principal do Teto, que se preocupa em criar moradias de emergência através do voluntariado, Nina contou que o trabalho da ONG também tem como norte o desenvolvimento do entorno das comunidades. Clique aqui para ler mais.

Criadora do projeto Good Truck e do blog Flor de Sal, Gabrielle Mahamud foi responsável pelo workshop “Comer é um ato revolucionário”, no quinto dia de Casa Vogue Experience, neste sábado (10). A jovem ensinou a preparar uma receita de muffin de banana vegano com chantilly de tofu e calda de chocolate. O Good Truck é um food truck que distribui comida vegana para moradores de rua. A mineira radicada em Curitiba conta que o projeto foi criado após revolucionar os seus próprios hábitos alimentares. “Vou trazendo esses questionamentos para as pessoas darem um passinho no mundo da sustentabilidade e saúde”, conta. “A gente escolhe muitas lutas através do nosso prato”. Clique aqui para ler mais.

Para quem se dá bem com plantas e para quem não consegue manter nem um cacto vivo. Todo mundo saiu ganhando depois do workshop “Cultivo de plantas em casa”, com Anderson Santos, diretor da Escola de Botânica, no Casa Vogue Experience. Ele dividiu com o público suas dicas sobre como mantê-las saudáveis e viçosas em ambientes internos, por isso, a primeira lição foi sobre entender a luz do espaço. “De que lado nasce o sol na sua casa? ”, ele perguntou ao púbico. “Recomendo fazer um mapa de luminosidade do lugar em que você mora”. Clique aqui para ler mais.

"A minha obra não existe para sobrepor a obra do arquiteto, ela tem que integrar e tornar o projeto mais bonito". A fala é de Athos Bulcão e foi relembrada por Valéria Cabral no quinto dia do Casa Vogue Experience. A representante da Fundação Athos Bulcão esteve na nossa sala de estar contando detalhes e histórias curiosas da carreira do artista famoso por seus azulejos e que, só em Brasília, tem mais de 260 obras. Clique aqui para ler mais.

A designer Nicole Tomazi e a trend forecaster Lili Tedde se reuniram para uma palestra, oferecida pela Braskem, sobre as “Novas formas de pensar o plástico no design”. Lili falou sobre a sua experiência como editora-chefe da revista Bloom, edição Terra Chama, focada em sustentabilidade. “A gente precisa ter cuidado com o que a gente consome e o que descarta”, disse. Já Nicole mostrou diversas peças de design feitas de plástico assinadas por nomes como Philippe Starck e a coleção de vasos com textura bico de jaca do Maurício Arruda para a Vasap Design. Ela também mostrou alguns de seus trabalhos como a coleção Urbaneza e o tapete Laguna para a By Kamy. Clique aqui para ler mais.

Masala chai é um chá preto feito com especiarias e leite. Foi a receita deste típico chá indiano que a sommelier Daniele Luthier, do Instituto do Chá e da loja Caminho do Chá, em Curitiba, ensinou em seu primeiro workshop de chás no Casa Vogue Experience. “Masala chai é um tipo de chá que se toma na rua na Índia. Eles vendem essa bebida para viagem”, conta Daniele. Os indianos tomam o chá em pequenos copos de barros, que podem ser descartados posteriormente. Clique aqui para ler mais.

Para encerrar o quinto dia, o Giro Sibarita, idealizado por Joana Munné e Andrea Longhi, preenche toda a nossa casa, em Alto de Pinheiros, com uma experiência gastronômica incrível. "A ideia é criar e amar o Brasil de outra forma, com uma cadeia de consumo gastronômico sustentável", conta Joana. Produtores nacionais de pão, azeite, cerveja, geleias, vinhos, queijos e tantos outros alimentos convidaram o público à uma imersão saborosa.
Quer acessar mais conteúdos da Casa Vogue? Baixe já o aplicativo Globo Mais. Nele você tem acesso a reportagens exclusivas e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.