
Esta foi a provocação que artista visual e fotógrafa Ilana Bessler trouxe para os participantes do Casa Vogue Experience na vivência "Memória fotográfica e percepção do espaço” no último dia do evento. Com a proposta de resgatar a casa da infância e as recordações de acolhimento que o lar proporciona, Ilana conduziu os participantes por uma jornada de auto-conhecimento repleta de memórias afetivas.
+ Artista visual Ilana Bessler dá 5 dicas para fotografar melhor decoração
+ Dicas para fotografar ambientes com o celular
+ Qual é a influência do instagram em projetos de arquitetura e interiores?
+ O mundo volta a ser tangível, segundo Rohit Bhargava
O primeiro passo foi relembrar quantas casas os participantes já moraram. Em seguida, foi feita uma meditação de 15 minutos com o objetivo de relembrar imagens, cheiros e sensações de cada um desses ambientes. “A ideia é criar a síntese do que é pertencer a este espaço”, explica Ilana. Em seguida, os participantes trocaram experiências e desenharam as imagens que relembraram durante o exercício.
Na segunda etapa do encontro, o grupo seguiu para o living do Casa Vogue Experience e todos foram convidados a construir uma casa imaginária com as memórias reunidas na primeira etapa. Eles puderam usar o espaço e alguns acessórios da casa, além de fita crepe, cartolina e canetas, para montar uma obra coletiva, pautada pelo afeto e a criatividade. "A grande proposta ao final desta vivência era ampliar a percepção de espaço e questionar até aonde a fotografia consegue nos levar?", concluiu.
Quer acessar mais conteúdos da Casa Vogue? Baixe já o aplicativo Globo Mais. Nele você tem acesso a reportagens exclusivas e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.