
Uma estrutura de concreto à prova de bomba, que funcionava como uma estação de bombeamento de combustível durante a Segunda Guerra Mundial, ganhou uma repaginada completa e foi transformada em uma casa de férias.
+ Galeria de arte em eco-resort impressiona por cenário incomum
+ Eco-Resort nas Filipinas tem edifícios que giram para acompanhar o sol
+ Ponte no Vietnã é "segurada" por mãos gigantes
Projetado pelo arquiteto britânico Johnson Naylor, a propriedade fica na praia de Dungeness, Inglaterra, localizada no único deserto do país. Na Segunda Guerra Mundial, a estação enviava combustível para a França, por meio de tubos submarinos.

Antes de virar uma casa de férias, a estrutura à prova de bomba foi uma escola com capela, salão comunitário e salão de reuniões.
Johnson usou as características originais como o teto de tábuas de concreto apoiado em vigas de aço e fez intervenções para deixar o espaço mais elegante. Na entrada, uma parede de aço rouba a cena. Os banheiros são revestidos em mármore de Carrara. Já um gesso texturizado de areia natural e macia cobre as paredes externas.

"Manter o tratamento externo e a qualidade pragmática do prédio foi importante", afirmou o escritório do arquiteto em comunicado. "Trabalhar com, e não contra, um edifício é o segredo para um projeto de sucesso."
Os móveis da propriedade de dois quartos mantêm o padrão de cores usadas na decoração, que combina madeira, metal e concreto.

A iluminação toda de LED conta com um sistema de controle de configurações a partir do humor. Além disso, durante a noite, uma luz oculta é ativada automaticamente para dar um brilho suave no ambiente.

"A luz em Dungeness é maravilhosa e, embora o prédio seja pesado na aparência, tem uma leveza internamente", comentou o arquiteto.


Quer acessar mais conteúdos da Casa Vogue? Baixe já o aplicativo Globo Mais. Nele você tem acesso a reportagens exclusivas e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.