2013 foi um ano muito bom para o design brasileiro e seus criadores. Várias iniciativas aconteceram no ano passado e puderam revelar muitos talentos, principalmente jovens talentos!
Tivemos a feira de design de coleção, MADE, em agosto, e algumas exposições independentes aconteceram entre setembro e dezembro, com o objetivo de mostrar e vender design, sobretudo mobiliário, em edições limitadas ou peças únicas.
Entre várias mostras, Bruno Jahara abriu seu ateliê em São Paulo com novas edições, Rodrigo Almeida, também abriu ateliê e convidou Bruno Simões, Leo Capote, Marcelo Stefanovicz, Ana Leute, Rafael Chvaicer e Carol Gay para um group show antes do Natal. E Felipe Protti com Ricardo Gaioso criaram o Prototype, reunindo vários trabalhos de designers brasileiros.
E quase acabando 2013 Jayme Bernardo expõe um panorama de sua carreira no Museu Oscar Niemeyer em Curitiba. Importante exposição, com curadoria de Consuelo Cornelsen, traz um recorte de suas criações ao longo desses 30 anos de carreira, como arquiteto e designer de móveis. Começou criando móveis para seus clientes, mas a demanda cresceu e Jayme resolveu criar um departamento de design dentro do próprio escritório de arquitetura. O traço de Jayme é firme, domina as retas e curvas, cria ângulos; valoriza ao máximo a construção e o acabamento de suas criações em todos os detalhes. Seu design é contemporâneo! Fica aqui uma boa sugestão para quem estiver indo a Curitiba; a exposição ficará aberta até o dia 8 de março.