Certas paixões geográficas acontecem de forma tão avassaladora que conquistam as pessoas a ponto de se mudarem para outros países a fim de conhecer novas culturas. Um desses casos de amor que resultou em belos frutos foi a dos proprietários do restaurante CAU por Buenos Aires. Quando conheceram o bairro de Palermo, na capital argentina, logo se encantaram com a vibração cosmopolita dali e decidiram criar um ambiente que expressasse a vitalidade que eles viam por todos os cantos. O resultado é um restaurante repleto de energia, um lugar divertido, que combina com o entorno.
A ideia era proporcionar, tanto para os moradores locais quanto para os turistas, um lugar que oferecesse gastronomia requintada – a especialidade é a culinária contemporânea – a um bom preço e em um ambiente daqueles que não dá vontade de ir embora. A opção do décor foi por um design ousado, que incorpora temas clássicos sul-americanos de uma maneira diferenciada. As paredes foram pintadas de azul e ganharam nuvens, como um céu que transmite tranquilidade aos clientes. Em homenagem às pastagens dos Pampas o teto e demais detalhes receberam reproduções em um tom de verde bem vivo. Para completar, as paredes onduladas brancas dão luminosidade ao ambiente.
No menu os chefs criaram pratos inspirados pela cozinha italiana e espanhola, sem esquecer da tão falada carne argentina. Com ela criaram diferentes tipos de bifes, hambúrgueres e sanduíches que agradam todos os paladares. Para quem não é tão carnívoro assim ainda são oferecidas massas, peixes e saladas. E, para completar, foi criada a sobremesa corn flake ice cream sundae, uma mistura de camadas de sorvete, flocos de milho, brownie e doce de leite –cuja renda é revertida para os asilos da cidade.
O sucesso do CAU foi tanto que os donos levaram o conceito para o Reino Unido e hoje tem filiais em Cambridge, Guildford, Blackheath, Tunbrigde Wells e, também, em Amsterdam.