A poucos passos da badalada Oxford Street, em Londres, foi inaugurado, há pouco tempo, um pequeno pedaço da Grécia. Logo no número 16 da Picton Place, fica a filial britânica do Ergon, um restaurante já famoso no seu país por servir um menu típico, mas com um toque contemporâneo, em suas seis unidades.
A missão do Ergon é agregar. Por esse motivo, o lugar só serve pratos para mais de uma pessoa. As receitas, feitas com ingredientes selecionados e vindos de pequenos produtores independentes, foram elaboradas pelo chef Dimitris Skarmoutsos. Aparentemente, ele é tão famoso em seu país que se tornou jurado da versão local do programa Masterchef.
Ao criar o ambiente ideal para a degustação de pratos típicos, nada melhor que seguir o décor despojado que o público grego já aprendeu a amar. Um tzatziki preto aromatizado com tinta de lula e coberto com azeite de trufas e cebolas caramelizadas, por exemplo, fica mais gostoso ao receber a atenção que merece. O clima industrial chic do restaurante foi pensado exatamente para ser charmoso sem chamar atenção, deixando o destaque para a comida. O mood é ditado por paredes de tijolos pintados de branco, bulbos de lâmpadas expostas e detalhes em aço inoxidável. Para completar, mesas e cadeiras minimalistas feitas de madeira.
Londres foi escolhida para o primeiro voo internacional do Ergon por ser a capital da diversidade e ter habitantes sedentos por novidades. “Estamos animados em receber o público da Grã Bretanha. Temos certeza que a paixão pela gastronomia grega ira tomar conta da cidade", contam Thomas e Giorgos Douzis, os fundadores da marca. E os novos adeptos poderão, inclusive, cozinhar comida grega. Além do restaurante, uma pequena mercearia disponibiliza os ingredientes.