O origami é uma arte que já inspirou diversos designers. Os mais recentes deles são os profissionais do escritório de arquitetura londrino Make. Eles desenvolveram uma estrutura metálica dobrável polivalente. Em outras palavras, são as tendas da atualidade, que podem abrigar em seu interior pequenos comércios ou um diminuto centro de informações, entre outras coisas. Duas dessas peças foram instaladas recentemente no Canary Wharf – um complexo comercial localizado na capital inglesa.
O objeto é feito com painéis de alumínio. Em duas das laterais há um ponto central, a partir do qual essas placas se organizam. Um sistema automático é responsável pela abertura e fechamento do vão frontal da obra. A fachada retrátil do quiosque, quando aberta, torna-se uma cobertura que protege tanto os clientes do possível comércio, quanto o seu interior – que tem 1.95 m x 3 m. O acabamento ali é feito de compensado de madeira coberto por uma membrana impermeável.
"O origami foi fundamental para o desenvolvimento deste design. Modelos de papel foram utilizados em todo o processo de criação, até o final, quando a peça completa foi testada", conta o arquiteto Sean Affleck, do Make. A fabricação da obra se deu graças à colaboração da Entech Environmental Technology Ltd. Foi esta empresa que realizou os protótipos, os transportou até o Canary Wharf e efetuou a sua instalação. Os quiosques chegam ao local de destino já pré-montados.
A primeira instalação do projeto se deu graças ao Canary Wharf's Ice Sculpturing Festival, o festival de esculturas de gelo londrino. Outras utilizações dos quiosques estão previstas na ocasião dos demais eventos que se dão no espaço.