Ao encontrar-se com a arquiteta Marta Calasans, o morador desta casa logo lhe fez um pedido: piso branco. A demanda não era das mais comuns, mas Marta soube justamente o que responder: "Sem problemas, mas vamos colocar no décor móveis, objetos e tapetes com cores vibrantes para dar um ar alegre na casa". Satisfeito, o cliente aceitou em nome de si e de sua companheira.
Outros pedidos do casal foram um toque arrojado, utilizando vidro nos guarda-corpos e nas portas, e os espelhos dos degraus fechados, para evitar acidentes envolvendo seus vários gatos de estimação. Ambas as demandas, para lá de específicas, viraram detalhes do projeto da arquiteta, como não poderia deixar de ser. Com clientes que sabem bem o que querem não há muita possibilidade de negativas – o que não é algo ruim necessariamente.
Com vida social ativa, o casal costuma receber visitas em casa. A culinária é um lazer para ambos, por isso Marta deu especial atenção à cozinha grande e prática. Detalhes amarelos alegram este ambiente. Em toda a área social, as paredes alvas complementam o piso de porcelanato branco. A ideia é criar um canvas neutro, sobre o qual pipocam cores – muitas delas vindas de artefatos trazidos de viagens.
"O cliente me solicitou uma reforma com ampliação para a criação de um ambiente dedicado à meditação e ao relaxamento", lembra Marta. Por lá, parte do piso é rebaixado, criando um recôncavo povoado por várias almofadas. Uma das paredes deste cômodo é de tijolos à vista. "Outro pedido foi que o acesso ao lavabo fosse escondido. A solução foi instalar sobre duas paredes um lambri que oculta uma porta falsa", explica a arquiteta.
"Defino esse projeto como clean com linhas arrojadas", finaliza Marta, que não nega, "gostei muito do resultado da reforma desta casa no Brooklin, em São Paulo: consegui deixar aconchegante uma casa onde o branco predomina". Realmente, não é fácil!