O que os arquitetos do Atelier Hako Architects tinham em mãos era um lote com pouco mais de 51 m². Sem poder desperdiçar espaço, eles ergueram as paredes da casa junto aos limites das calçadas. Ocupando 35,2 m² do terreno, a morada soma 86,3 m³ – área mais que suficiente para um casal viver bem.
Localizada em Tóquio, no Japão, a obra de dimensões humildes oferece aos seus moradores uma escala amigável, que naturalmente faz instaurar a sensação de aconchego. O exterior negro torna a construção discreta em seu cenário urbano. Do mesmo modo atua a linguagem contemporânea da sua arquitetura.
No interior, os espaços da casa têm diferentes pés-direitos – cada um estabelecido de acordo com a função do cômodo. Alguns ambientes foram empilhados uns sobre os outros, como não poderia deixar de ser. A organização destes espaços foi guiada pelos visuais possíveis do cenário urbano que cerca a propriedade.
O banheiro ocupa um nível elevado no canto norte da morada. O cômodo é dotado de clarabóia que garante não apenas iluminação e ventilação, mas a privacidade dos moradores quando fazem uso do espaço. A construção feita de madeira, ao todo, tem três pavimentos. A vida ali é apertada, mas cheia de estilo.