
Os olhos do mundo se voltaram para a cerimônia do Oscar 2019 no domingo, 24 de fevereiro, no Dolby Theatre, em Hollywood. Entre as premiações e homenagens da noite, a Academia anunciou finalmente a entrega do museu próprio, dentro do complexo designado como "a principal instituição cinematográfica do mundo". Assinado pelo arquiteto italiano Renzo Piano, o objetivo do centro cultural é transmitir o poder dos filmes aos espectadores por meio de arquivos e fotos de bastidores e explorar o impacto positivo das produções na cultura e sociedade.
+ Oscar 2019: 'Pantera Negra' vence na categoria de melhor design de produção
+ Mulheres no cinema: 'Period. End of Sentence', da Netflix, vence melhor documentário no Oscar
+ Mulheres no cinema: conheça todas as indicadas ao Oscar 2019

Localizado em Wilshire & Fairfax, Los Angeles, o Museu da Academia é composto por dois edifícios que formam um campus de mais de 27 mil m². O prédio Saban, com seis andares, contará com mais de 4 mil m² de áreas para galerias, exposições, salas para cursos sobre cinema, teatro com 288 lugares, lojas, restaurantes e café. O acréscimo ao espaço em forato de globo, intitulado de A Esfera, terá um teatro com mil lugares, onde será possível ver performances, peças, exibições e estreias de filmes, assim como eventos da indústria. No topo desse complexo, um terraço com vista para as emblemáticas colinas de Hollywood.

Ocupando dois andares do edifício Aaban, o museu abrirá no final de 2019 com uma exposição de longo prazo que explora a evolução do cinema. A instituição também anunciou uma exposição temporária dedicada ao animador japonês Hayao Miyazaki (A Viagem de Chihiro, Meu Amigo Totoro), que será seguida, em 2020, por uma exposição que revela a importante e pouco reconhecida história dos cineastas afro-americanos no desenvolvimento do cinema norte-americano.


O Museu da Academia tem adquirido ativamente objetos de cinema desde 2008, que somam aproximadamente 2.500 itens no acervo, para contar sobre a evolução da tecnologia cinematográfica, figurino, design de produção, maquiagem e materiais promocionais. Separado da exposição central, o terceiro andar também conta com uma experiência do Oscar, que usa realidade virtual para colocar os visitantes no famoso tapete vermelho de Hollywood e dá a eles a chance de ter um Oscar real ao aceitarem o prêmio "no palco".





Quer acessar mais conteúdos da Casa Vogue? Baixe já o aplicativo Globo Mais. Nele você tem acesso a reportagens exclusivas e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.