A edição suíça de 2013 da tradicional feira Art Basel terá início nesta quinta-feira, 13 de junho. Este ano serão 304 galerias participantes, com trabalhos que abrangem mais de cem anos, desde o início do século passado aos dias atuais. As obras vêm de estabelecimentos de quase 40 países, de cinco continentes. Apesar de a Europa seguir com a maior representação, a mostra conta pela primeira vez com artistas das Filipinas e de Cingapura.
Seguindo as já estabelecidas seções, a feira tem como destaque Galleries, que apresenta os trabalhos mais conceituados. São pinturas, esculturas, desenhos, instalações, fotografias e vídeos, provindos de 238 galerias. Enquanto isso, a Feature traz 24 estabelecimentos cujas obras têm curadoria mais precisa. Já Statements exibe trabalhos solo, oferecendo aos visitantes e colecionadores a oportunidade de conhecer novos artistas e galerias. São 13 novas casas, de um total de 24. Unlimited tem 79 obras de grande porte, que não caberiam dentro dos parâmetros de um estande, e conta com um trabalho da brasileira Lygia Clark. Finalmente, a Parcours conta com uma série de trabalhos site-specific espalhados por Klingental, um dos bairros mais culturalmente diversos de Basel.
Os eventos paralelos terão forte presença na edição de 2013 da Art Basel. A Design Miami/ Basel, marca presença no novo pavilhão projetado pelo escritório de arquitetura Herzog & de Meuron. Além do fórum, que tem como objetivo a coleção e discussão de design, ocorre também um programa de cinco dias de exibição de filmes acerca de temas artísticos, além de uma série de conversas que abordam a arte de uma perspectiva histórica e geográfica. Os participantes incluem artistas, galeristas, historiadores, curadores, diretores de museus, críticos e colecionadores. Com tamanha riqueza de pessoas e eventos, a Art Basel 2013 será, sem dúvida, fonte de inspiração e de novos contatos para os amantes da arte.