De um lado, a vastidão do oceano. Do outro, a encosta da montanha Yunding. No meio, uma hospedaria que encontra nos elementos da natureza a inspiração para criar uma experiência única e memorável. Trata-se do hotel Wind, construído na cidade chinesa de Yunding pelos arquitetos da Team Bldg, de Xangai.
Como se não bastasse estar cercado por vistas naturais de tirar o fôlego, o hotel Wind ainda deixa a natureza entrar e contaminar os ambientes internos com a leveza e despretensão do exterior. A construção, que se assemelha a uma série de caixas sobrepostas, é cortada por três espécies de fossos de vidro, que se abrem no telhado e vão até o térreo, terminando no hall de entrada. Cada um deles – em homenagem à chuva, ao vento e às árvores – corta os cômodos do hotel criando uma espécie de jardim de inverno que conecta os espaços e traz os elementos do clima úmido local para o conforto das suítes.
Inspirado na forma como funcionam as comunidades da região, o layout foi pensado para que os hóspedes tenham suas suítes particulares, mas possam interagir com outros. Para isso, foram criados vários espaços comuns, como o restaurante do hotel, na cobertura. Por lá, as mesas são longas e comunitárias, a fim de que o momento da refeição também seja a hora ideal para partilhar uma boa conversa. Isso sem falar na janela de vidro que permite uma visão ininterrupta do horizonte.
No décor, prevalecem a madeira teca – cujo aroma natural cria uma atmosfera aconchegante – em contraste ao concreto, ao granito e às paredes brancas, que dão ao lugar linhas de simplicidade e leveza. Juntos, constroem ambientes que evocam a calma e o relaxamento. Para adicionar mais charme ao luxo cru e minimalista do local, pendentes ovais de formas, tamanhos e alturas irregulares iluminam os ambientes. No hall de entrada, uma instalação de espelhos geométricos transforma o teto em uma peça de arte.
Apesar de todo o espírito comunitário, as suítes reservam uma pequena surpresa. Cada uma delas foi decorada à sua maneira e ganhou janelas posicionadas em locais especiais para emoldurar os melhores pontos da bela vista verde que cerca o local. Como toda sabedoria oriental, Wind procura o equilíbrio: o bom convívio com o próximo divide atenção com a calma e o isolamento de ter um espaço só para si.