Foi com uma casa na árvore que o arquiteto Toshihiro Oki venceu a edição 2013 do prêmio Folly, concedido aos profissionais de arquitetura ou de design que propõem projetos inovadores, com interpretações contemporâneas e que exploram as intersecções entre a arquitetura e a escultura. Sua instalação, Tree Wood, criada em parceria com Jen Wood e Jared Diganci, trabalhou a madeira em suas mais diversas formas.
No meio do parque Socrates Sculpture - espaço de Nova York que até 1986 estava abandonado e hoje se destina a exibir o trabalho de diversos artistas, quase como um museu a céu aberto – está uma grande estrutura feita de pranchas de madeira prensada e do material em seu estado natural, além de tachas e pregos.
A obra cria uma imagem geométrica, em oposição ao verde das árvores ao redor. Os visitantes podem, inclusive, apreciar sua estrutura pelo interior, onde um grande lustre dá um toque ainda mais mirabolante ao lugar e aguça a imaginação dos expectadores.
“Ela coloca em diálogo a narrativa entre o orgânico e o doméstico. É como um truque de mágica, de elegância e simplicidade extraordinárias, que permite considerá-la como arquitetura e escultura ao mesmo tempo”, explicou John Hatfield, diretor do parque e um dos jurados do concurso.
Apoiada pela The Architectural League de Nova York, a premiação permite que a instalação, localizado em um parque no bairro do Queens, seja acessível a todos. A entrada é gratuita e o local está aberto durante o ano todo. A visitação noturna ainda dá direito a uma bela vista alternativa do lugar.