Um gigante de aço e vidro está prestes a renascer na Cidade Luz. Trata-se do Carreau Du Temple, um antigo mercado de roupas que foi erguido no 3º arrondissement de Paris em 1863. Na época, o local foi inaugurado como um grande sucesso e, nas últimas décadas, viu sua popularidade decair progressivamente entre os parisienses. Por ter sido praticamente abandonado, a existência desse exemplar da arquitetura que marcou a cidade no fim do século 19 acabou sendo ameaçada.
Para salvar o prédio de ter o mesmo destino de outro monstro envidraçado – o Paris Halles, que foi demolido em 1982 – o prefeito da cidade declarou o local, em 2001, como um monumento histórico da cidade. Um projeto de reformulação se desenrola desde então, permeado até por descobertas arqueológicas feitas na fundação da construção que paralisaram as obras por anos. Agora, em abril de 2014, o Carreau Du Temple finalmente voltará a funcionar completamente reformulado.
O Studio Milou, do arquiteto Jean François Milou, foi o responsável por trazer o lugar de volta à vida. As adaptações contemporâneas transformaram o local em um espaço múltiplo dedicado à cultura e ao esporte. Para desenvolver uma programação cultural que trará de volta o seu status, foi convidado Jean-Luc Baillet, que já foi o responsável pelo festival de arte Hors-les-Murs, pelo Centro Nacional de Artes do Circo e pelo Centro Cultural Francês de Bamako. Vida longa ao Carreau Du Temple!