Com 500 m², esse apartamento em São Conrado, no Rio de Janeiro, pertence a um casal que também tem casa em São Paulo e utiliza o local apenas em uma parte da semana. Admiradores do estilo minimalista, os proprietários queriam espaços confortáveis, claros e amplos, mas sem excessos e rebuscamentos.
Para atender a tais anseios, a primeira estratégia adotada pela designer de interiores Márcia Brunello, responsável pela intervenção, foi ampliar o living. As esquadrias que separavam esse espaço e a varanda foram eliminadas e o piso de mármore foi todo nivelado. Livre de barreiras visuais, o amplo salão foi utilizado para acomodar o estar, a sala de jantar, o home theater e uma área de trabalho. Unir o living e a varanda ajudou também a aproximar os moradores da vista para uma ampla área verde na vizinhança.
Para preencher e delimitar as áreas, a escolha recaiu sobre peças de design contemporâneo e cores neutras fornecidas pela Artefacto. Junto a esses móveis, algumas peças com mais textura, como as poltronas de fibras, assim como os tecidos naturais, dão aos ambientes uma atmosfera mais despojada e tipicamente carioca.
Márcia Brunello conta que a neutralidade do décor foi importante também para valorizar as peças de design assinado, como a luminária de Pedro Useche, e as obras de arte do acervo dos proprietários, com destaque para as telas das artistas plásticas Silvia Helena Noronha e Amélia Toledo alocadas na sala de jantar.
O projeto de iluminação arremata a ambientação, com a automatização dos circuitos para proporcionar múltiplas cenas. No quarto do casal a linguagem clean prevalece, com peças de linhas limpas e poucos adornos. A exceção fica por conta da cabeceira, especialmente criada para abrigar peças trazidas pelos moradores de uma viagem pela África.