Os proprietários desse apartamento de 220 m² no bairro dos Jardins, em São Paulo, são um casal jovem que recentemente tiveram o seu primeiro filho. Às arquitetas do escritório Prado Zogbi Tobar eles pediram uma reformulação no imóvel antigo com foco nas áreas sociais e no quarto do bebê. Entre os principais objetivos da intervenção estavam a criação de espaços confortáveis e com design atemporal, que permitissem margem para a inclusão de novos objetos e obras de arte no futuro. "O mais importante, nesse caso, era obter uma base sofisticada, sobre a qual eles pudessem trabalhar em outros momentos da vida", conta a arquiteta Gabriela Prado.
Para chegar a tal resultado, o projeto de interiores recorreu à combinação de elementos clássicos e contemporâneos, aproveitando muitas peças do acervo dos proprietários. Na ampla sala, que acomoda de forma integrada living, sala de jantar e sala de TV, além de um pequeno escritório, foi preciso reorganizar os espaços. "Uma das preocupações foi garantir fluidez aos ambientes, não marcando muito claramente onde começa um espaço e termina o outro", revela Gabriela.
Ao mobiliário pré-existente, caso da estante de livros e da mesa de jantar, juntaram-se peças recém-adquiridas, como as poltronas do living e as mesas laterais, ambas da Artefacto.
Uma das peças-chave da ambientação é o biombo de madeira, estrategicamente colocado para criar uma cena de bar e que também ajuda a tirar o foco da caixilharia antiga, mantida atrás de persianas Luxaflex.
Tecidos naturais e uma paleta de cores que versa entre o off-white e o bege conferem claridade ao conjunto, com destaque para o tapete de viscose da By Kamy.
No quarto do bebê, peças de diferentes estilos se complementam, a exemplo da poltrona de linhas clássicas com pés prateados e do conjunto berço e recamier de linhas retas fornecido pela Q&E Bebê.