Uma verdadeira multidão de profissionais da área, jornalistas, arquitetos e designers desembarcou hoje pela manhã no pavilhão de eventos que sedia o Salão do Móvel de Milão. Quando as portas do evento se abriram nesta terça-feira, o que se viu foram muitas peças novas, além do esperado.
A julgar pelas grandes grifes italianas visitadas por Casa Vogue, a indústria local dá sinais de recuperação, apesar das notícias alarmantes do ano anterior. A crise, se ainda se faz presente, está sendo contornada com novos produtos, uma infinidade de reedições do passado e algumas expansões de linhas já existentes.
Como sinal de um novo tempo que bate à porta, vimos muitas cores vivas, estampas e texturas. A alegria está em alta. Mas tudo com uma grande parcela de realidade: os materiais estão mais “modestos” – como o vidro, a madeira, o aço e o ferro –, as proporções de algumas peças foram reduzidas e há, inegavelmente, o desejo de agradar o consumidor final com itens que podem ser customizados ou que tenham múltipla função no décor. Exemplo disso é o sofá modular Bandas Space, com design de Patricia Urquiola, e que abre a reportagem de hoje.
Confira nas galerias abaixo o que de mais interessante encontramos na abertura do Salone!
Galeria 1: Poltrona Frau, Cassina e Cappellini
Galeria 2: Kartell, Missoni Home e Magis
Galeria 3: Tom Dixon, Gandiablasco, Roda e Vitra
Ouça abaixo o boletim em que a diretora de redação da Casa Vogue, Taissa Buescu, conta o que viu nesta terça-feira para a rádio CBN, direto de Milão: