
Já falamos sobre a técnica de madeira ebanizada, mas e a carbonizada, o que é? A técnica japonesa milenar de escurecimento da madeira, Shou Sugi Ban, promete revolucionar o modo com que trabalhamos o material. "Ela é mais que uma tendência, é uma conscientização ambiental, por conta da sua durabilidade", defende Paulo Alves, designer especializado em madeira.

A técnica consiste em passar o maçarico na superfície da madeira clara (pode ser pínus e eucalipto, por exemplo), de modo a queimá-la superficialmente. É preciso direcionar a chama para a madeira ficar escura, não queimá-la por inteira. Passe o verniz e pronto!
Isso garante que a madeira não será infestada por cupins ou outros organismos vivos, que corroem o material ao longo do tempo, pois não conseguem atravessar a camada carbonizada. Nem mesmo que ela apodreça em decorrência de estar exposta à chuva, podendo ser usada em qualquer lugar. "Em móveis, estruturas da construção, na área interna e externa", pontua o designer. Caso a peça já possua algum tipo de acabamento ou verniz, basta lixá-la e seguir os mesmos passos.

O apreço do designer a essa técnica vem da maneira consciente que ela propicia ao uso da madeira no país. "É um jeito de você queimar para preservar a floresta", ressalta Alves.

Acompanha tudo de Casa Vogue? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!