
Acredite: esta casa moderna em Sydney, na Austrália, é na verdade uma residência construída em 1860. O projeto original foi renovado pelo escritório Benn & Penna Architects e ganhou adições que o atualizaram. A fachada de arenito se mantém porque a construção é tombada como patrimônio histórico, mas, nos interiores, o contraste entre passado e presente se mostra nas novidades inseridas pelos arquitetos: a parte mais recente, em concreto aparente, se conecta à linguagem do arenito por ser um material pesado e por sua força. Apenas a sala principal revela ser de outro século, mantendo seus tijolos na parede.
No caminho para o novo anexo na parte de trás do terreno, uma claraboia deixa entrar luz natural na sala de jantar. Ao passar por ela, vê-se a integração com a cozinha. Ali, o visual é clean e moderno. No andar superior estão os quartos, em cada extremidade da construção, separados por espaços vazios – eles fazem parte do conceito da Balmain Rock, como a casa é chamada, e trazem leveza em meio a materiais robustos. Nos fundos, onde há ruínas da construção antiga, o jardim ao ar livre permite que os moradores vejam as estrelas em noites limpas. Nada melhor para viver o clima australiano sem se desfazer da história.







Acompanha tudo de Casa Vogue? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!