
Um pavilhão impresso em 3D com materiais sustentáveis chama a atenção no Centro Financeiro Internacional de Dubai, nos Emirados Árabes. Batizado de "Decídua", o projeto utiliza piso de madeira compensada de bétula fresada por CNC, base de concreto roboticamente impressa em 3D e uma série de hastes de um polímero plástico reciclado a partir de 30.000 garrafas de água.

Projetado pela Middle East Architecture Network (MEAN), a ideia é convidar os espectadores a revisitar sua "relação com a natureza, através de uma experiência que lembra caminhar por uma forma botânica abstraída" e "explorar as possibilidades que as duas tecnologias podem oferecer, contribuindo para a visão dos Emirados de crescimento ecológico da construção em 2025".
+ Prédio na Alemanha impressiona com fachada em 3D
+ Designer cria veleiro impresso em 3D para navegar no espaço

O pavilhão foi pré-fabricado fora do local e depois foi colocado mecanicamente, sem a necessidade de máquinas pesadas. Graças a exemplos de modelagem computacional, a estrutura foi projetada com um alto grau de precisão, num processo de impressão 3D robótica de grande proporção, capaz de dar conta com a escala e as restrições do projeto.
+ Impressão 3D produz colunas de concreto complexas em pouco tempo
+ Marca desenvolve guitarra impressa em 3D e à prova de quebras

Acompanha tudo de Casa Vogue? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!