Nos dias modernos, estar presente no mundo virtual é quase uma obrigação tanto para as pessoas quanto para as marcas. Mas a impessoalidade e a falta de emoção da internet fez com que Roderick e Claire Vos, do estúdio Roderick Vos, seguissem o caminho inverso. O lugar escolhido pelo casal de designers para marcar a presença no mundo real foi um antigo hospital reformado na cidade de Den Bosch, na Holanda. Os dois amplos andares da construção centenária foram transformados em um criativo showroom, um ousado híbrido entre espaço de exposição, de trabalho e de vendas.
Roderick explica que o objetivo do projeto era acabar com a barreira entre o cliente e o criador. “Não gosto do status de popstars que os designers ganharam nos últimos tempos”. Com o conceito de showroom e atelier integrados, os clientes podem acompanhar o processo de criação das peças, ver protótipos e até comprar móveis antes mesmo deles serem terminados. Isso sem falar no contato humano. E o ambiente cuidadosamente elaborado sob a direção de arte de Petra Janssen, do Studio Root, não poderia ser mais propício para essa integração.
Em vez de expor suas criações em vitrines convencionais, a Roderick Vos preferiu dispô-las de forma criativa, divertida e real. O décor mescla harmoniosamente peças feitas para grandes marcas internacionais como a Moooi e Linteloo com a marca própria do casal, Moodworks, que começou timidamente como uma loja on-line e rapidamente fez sucesso.
Misturar e remixar parecem ser premissas básicas do casal. As Bucketilights, luminárias-cachepô da Roderick Vos, já mostradas por Casa Vogue, iluminam o espaço enquanto trazem para o escritório o frescor da área externa. Sofás, mesas e poltronas das diversas linhas criadas por eles unem-se, transformando o showroom em um espaço menos impessoal e mais próximo de uma área de convivência.
Com criatividade e espírito inovador, Roderick e Claire Vos conseguiram unir o útil ao agradável em um espaço moderno, vibrante e múltiplo, características já conhecidas em seus produtos. Cool!