Na região da Alsácia, na França, uma antiga construção rural foi convertida numa casa de visitas. A reforma proposta pelo arquiteto francês Loïc Picquet propunha expandir o imóvel sem descaracterizá-lo. Por isso, na ala nova, a madeira original permaneceu aparente no piso e no teto. Um recurso curioso foi a criação de nichos nos quartos, onde ficam leitos extras. O acabamento destes recôncavos é um pastiche de madeiras.
Preocupado em manter o clima pastoril, o profissional optou por portas duplas – como aquelas presentes em estábulos ou celeiros, divididas horizontalmente – entre os dormitórios e seus respectivos banheiros.
No térreo, o elemento principal é a corpulenta escada. Ela marca o ponto de encontro entre as estruturas original e adicional. “A nova construção de madeira foi instalada de modo natural e fluido”, afirma o arquiteto. “A ideia era não apenas renovar, mas honrar a história local e o tipo de detalhamento do prédio existente”, completa.
Agora, a casa tem 110 m², dispondo de quatro cômodos e sala de jantar. Do lado de fora se destacam as janelas, do tipo Velux. Sua disposição e seu formato levam ao cenário rústico um pouco de modernidade.