Em sua terceira exposição individual na Galeria Luisa Strina, o artista Tonico Lemos Auad apresenta trabalhos ricos na simbologia de sua cidade natal, Belém do Pará. O brasileiro, que vive e trabalha em Londres, resgatou suas origens principalmente por meio de duas instalações.
A Brick House (em português, “Casa de Tijolos”) é uma construção de tijolos e cimento. No lugar de portas e janelas, há uma série de objetos embutidos nos muros, como uma corda, uma garrafa e um pano. Aparentemente aleatórios, representam oferendas aos deuses para expressar gratidão e esperança e imitam uma tradição da cidade: a do Círio de Nazaré, manifestação católica que ocorre anualmente, desde 1793.
Também constituem a mostra painéis de linho preto que simbolizam o mar, tema constante no trabalho de Auad. Ao invés de adicionar tecido, os fios são extraídos para criar desenhos de barcos e outros elementos marítimos. A ideia é retratar uma calma paisagem noturna. Seguindo o conceito que geralmente delineia sua arte, Auad evoca a força da materialidade e do simbolismo cultural.
Tonico Lemos Auad
Local: Galeria Luisa Strina
Endereço: Rua Padre João Manuel, 755 - Loja 2 – São Paulo
Data: até 22 de junho