Sempre que recebemos convidados, seja para uma reunião casual de amigos, seja para um evento formal, queremos que a conversa flua bem e que haja um clima agradável entre todos, não é verdade?
Afinal, além de uma comida saborosa servida sobre uma mesa bem montada, uma boa integração entre todos os presentes é fundamental para o sucesso da ocasião. Pensando nisso é que procuramos indicar aos nossos convidados onde sentar à mesa, usando marcadores de lugar, ou placement cards.
São inúmeros os tipos de marcadores de lugar. Conforme a ocasião, pode-se usar desde os mais finos, como os em prata e cristal, até os mais simples, como os cartões dobrados sobre a mesa. Particularmente, adoramos usar marcadores de lugar de uma maneira divertida.
Minibananinhas, cenouras, tomatinhos, conchas do mar e pequenos bouquets de flores já serviram de marcadores de lugar em nossas mesas. O que vale é a intenção e a criatividade, na medida certa da ocasião.
Estudiosos das regras de etiqueta afirmam que o uso dos marcadores é recomendável quando a quantidade de convidados à mesa for maior do que seis.
O bom senso ao marcar o lugar à mesa é fundamental. Conhecidos com maior afinidade e pessoas com personalidades ou interesses semelhantes, ainda que não se conheçam previamente, têm maior chance de se integrar bem ao se sentar próximas umas das outras, criando uma atmosfera agradável durante a ocasião.
Para as situações mais formais, também reunimos a seguir algumas regrinhas que poderão auxiliar na distribuição dos lugares entre os convidados. Em um jantar formal, a organização dos lugares começa com o(a) convidado(a) de honra. Tradicionalmente, o lugar de honra é aquele à direita do anfitrião ou anfitriã.
Numa reunião familiar, a pessoa mais velha pode ser considerada o convidado de honra. Quando ambos pais e sogros sentarem-se à mesma mesa, recomenda-se que a mãe da anfitriã sente-se à direita do anfitrião, e a mãe do anfitrião sente-se à sua esquerda. O pai do anfitrião deverá sentar-se à direita da anfitriã, e o pai da anfitriã deverá sentar-se à sua esquerda.
Não se recomenda que o anfitrião e a anfitriã sentem-se juntos. Quando possível, eles deverão sentar-se no meio da mesa, em lados opostos. Quando a quantidade de casais for, por exemplo, 6, 10, 14 ou 18 (incluindo os anfitriões), eles poderão sentar-se em lados opostos da mesa e os convidados poderão ser intercalados entre homens e mulheres.
Quando a quantidade de casais for, por exemplo, 8, 12, 16 ou 20, alternar homens e mulheres com os anfitriões sentados em lados opostos da mesa não é possível. Para manter a alternância, a anfitriã poderá deslocar-se um lugar à sua esquerda, enquanto o anfitrião permanece em seu lugar, ensina Suzanne Von Drachenfels (“The Art of the Table”). O convidado de honra deverá sentar-se à direita da anfitriã, e os demais convidados poderão ser alternados entre homens e mulheres.
Para quem se interessar, é possível baixar placement cards no nosso blog Vamos Receber. Basta clicar aqui, imprimir em papel com uma gramatura maior (180g) e usá-los à vontade em suas casas.
Thais Senna e sua sogra, Maria Emilia Senna, são apaixonadas por vestir a mesa, especialmente para receber amigos e familiares queridos. A dupla comanda o blog Vamos Receber, que traz sempre uma novidade sobre o tema.