A Patagônia chilena guarda agradáveis surpresas para o viajante que desafia as temperaturas mais extremas da América do Sul. Na província de Última Esperanza, na região de Magallanes y Antártica Chilena, fica Puerto Natales, cidade fundada no início do século 20 e cuja principal atividade comercial era o porto destinado a atender a pecuária ovina.
A seu redor, dois grandes frigoríficos se instalaram, sendo que as instalações originais de um deles existem até hoje. Fundado em 1915 na vizinha Puerto Bories, o Frigorífico Bories funcionou por 56 anos e foi fechado com o declínio da atividade no local. Declarado Monumento Histórico Nacional em 1996, ressentiu-se dos efeitos do tempo e sua condenação parecia certa. Foi salvo por seus proprietários, descendentes de ex-funcionários do frigorífico, que investiram no restauro de sua estrutura com os materiais originais da antiga construção. O objetivo, no entanto, era outro: um hotel de luxo.
Foram dez anos de reforma para um resultado, literalmente, único. Batizado de The Singular, possui 57 quartos com vistas espetaculares para as águas gélidas e os imponentes fiordes que emolduram a região. Passeio obrigatório, a visita ao Parque Nacional Torres del Paine é uma das atividades ao ar livre oferecidas aos hóspedes, que podem também se divertir observando pássaros, andando de bicicleta pelas trilhas ou passeando a cavalo pelos vales de Cerro Tenerife.
Para quem busca descanso, o spa de mesmo nome é a pedida, equipado com sauna, jacuzzi e piscinas aquecidas, tanto coberta como ao ar livre. Os óleos e loções utilizados nos tratamentos são orgânicos, de produção local. Sustentabilidade é a palavra de ordem: o projeto do hotel primou pela economia de recursos e preservação da fauna e flora.
Responsabilidade ambiental e uso sustentável de produtos locais também estão presentes no restaurante do hotel, o homônimo The Singular. Sob o comando do chef francês Laurent Pasqualetto, oferece pratos sofisticados, elaborados com ingredientes de criação e cultivo locais e harmonizados com vinhos produzidos na região, acompanhados por uma paisagem de cair o queixo, o Seno Última Esperanza, com o monte Balmacedo ao fundo.