Quantcast
Channel: Casa Vogue
Viewing all articles
Browse latest Browse all 23614

Um roteiro vintage de Milão

$
0
0

Nem só de itens contemporâneos vive o bom décor. Aqui, selecionamos as melhores lojas de peças vintage da capital do design, desde endereços secretos até outros consagrados. Confira as dicas da equipe Casa Vogue e boas compras!

Milão Vintage (Foto: Divulgação)

Nilufar
Em fins dos anos 1970, Nina Yashar ocupou-se de tapetes antigos e preciosos. Gradualmente, os móveis históricos foram sendo acrescentados, até chegar aos anos 1990, quando sua galeria Nilufar passou a ser um ponto de referência imprescindível, apreciado principalmente pelo equilíbrio original entre pesquisas de peças do passado e a descoberta de futuros talentos, frequentemente apoiados com produções ad hoc. Durante o Salão do Móvel, ela apresentou a mostra Even More, um mergulho na abundância como valor agregado. Os protagonistas, como sempre, foram as justaposições inesperadas assinadas pela eclética galerista de origem iraniana. Foram expostas lado a lado poltronas de Parisi e Vigorelli, espelhos da Fontana Arte, luminárias de Bethan Laura Wood e de Lindsey Adelman, escrivaninhas de Gio Ponti e mesas de Massimiliano Locatelli. Esteve presente também o designer Martino Gamper, que suscitou grandes expectativas para essa edição da design week. Ele tem sido, já há algum tempo, um dos principais nomes da galeria.
Nilufar – Via della Spiga 32, tel. +39 02 780193;
www.nilufar.com

Milão Vintage (Foto: Divulgação)

_____________________________________________________________________

Milão Vintage (Foto: Lea Anouchinsky)


Galleria Robertaebasta
Na Itália acontece que os grandes personagens do mundo do cinema ou da moda, quando alcançam certo grau de notoriedade, passam a ser chamados apenas pelo prenome. É por isso que Giorgio Armani se torna Giorgio, enquanto Marcello Mastroianni será sempre e apenas Marcello (graças também a uma inesquecível cena do filme La Dolce Vita, de Federico Fellini). A mesma coisa ocorreu com Roberta Tagliavini, senhora indiscutível do mundo do antiquariato e mobiliário vintage em Milão, desde 1967. Ela é Roberta-e-basta, e as pessoas tendem a identificá-la com suas quatro galerias homônimas, todas no centro e a pouca distância umas das outras (as duas na via Fiori Chiari são voltadas à arte e antiguidades, enquanto as localizadas na via Formentini e na via Solferino são dedicadas ao design vintage). Como entusiasmo de uma recém-chegada, a senhora Roberta nos contou sobre o evento que organizou este ano para o período do Salão do Móvel: “O nome é African Dream– Natural Design. É um sonho africano um pouco selvagem feito de mobiliário, arte e joias, que idealizamos em colaboração coma joalheria Scavia, sob a direção de Ettore Mochetti. Transformaremos a histórica via Fiori Chiari em uma savana ocupada por animais, plantas e modelos. Na galeria, divãs recobertos de tecidos com estampas de animais ao lado de mesinhas dos anos 1930 de madeira trabalhada à mão, todos imersos em uma suntuosa cenografia, com música e projeções”.
Robertaebasta – Via Fiori Chiari 3, tel. +39 02 866805; e mais três endereços, em www.robertaebasta.com

Milão Vintage (Foto: Lea Anouchinsky)

 

Milão Vintage (Foto: Lea Anouchinsky)

_____________________________________________________________________

Milão Vintage (Foto: Divulgação)

Spazio900
O design do século passado – principalmente aquele que vai dos anos 1950 até os 1980 –, mora aqui, em dois espaços expositivos diversos onde é possível adquirir e alugar móveis, luminárias, tapetes e também obras de arte e livros, equipamentos eletrônicos originais e objetos de publicidade. O grande showroom da viale Campania apresenta uma infinidade de peças subdivididas por áreas temáticas. Na loja do corso Garibaldi, mais solicitada e minimalista, aconteceu o evento da design week: a 15ª edição da mostra Fuori Produzione di Design, intitulada Luci – i nuovi anni ’50, uma coleção de luminárias feitas com exclusividade por artesãos que se inspiram nas formas em voga no pós-guerra e reutilizam materiais originais como os tecidos de velhas roupas americanas. Em linha com a filosofia do Spazio900, que seleciona móveis vintage, mas não desdenha elementos mais recentes, desde que sejam fieis ao gosto particular da época.
Spazio900 – Corso Garibaldi 42
e viale Campania 51, tel. +39 02 72001775;
www.spazio900.net

Milão Vintage (Foto: Divulgação)

_____________________________________________________________________

Milão Vintage (Foto: Divulgação)

Mauro Bolognesi
Lugar certo para os amantes do design nórdico, a loja de Mauro Bolognesi, quente e autêntica, é um verdadeiro marco no panorama do vintage milanês. Os móveis, as luminárias e os objetos, restaurados com perfeição, são principalmente peças escandinavas que vão desde os anos 1950 até os 1970. Mas não é só: ali é possível encontrar também peças raras assinadas por mestres do design italiano. Trata-se de um espaço atemporal, imerso no sugestivo bairro dei Navigli, que corresponde perfeitamente à personalidade – e ao gosto – do proprietário. Para ele, que se mantém obstinadamente à margem do glamour das lojas no centro da cidade, a pesquisa e a paixão estão acima de tudo. Durante o Salão do Móvel, apresentou uma exposição fotográfica com retratos de arquitetos feitos pelo artista de origem iraniana Ramak Fazel. Mauro Bolognesi – Ripa di Porta
Ticinese 47, tel. +39 333 2282602;
www.maurobolognesi.com

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 23614


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>