Com a proximidade da Copa do Mundo de 2014, todo o globo tem voltado a atenção para o Brasil e a cultura do país. No caso do designer Michiel Cornelissen, o amor pela cultura brasileira vem de antes. Envolto no clima do momento, ele resolveu unir a antiga paixão ao seu trabalho e criou, com uma pitada de tecnologia hi-tech, o anel KXX, inspirado no instrumento musical tipicamente tupiniquim, o caxixi.
“Desde a minha iniciação na capoeira e na cultura brasileira, o caxixi me deslumbrou com o som de seu chacoalho”, conta Cornelissen. Usando a impressão 3D, o holandês recriou o instrumento com uma nova e interessante adaptação: agora, ele faria parte de um anel. “É fascinante que a técnica da impressão tridimensional permita miniaturizar as coisas. No caso de KXX, isso foi essencial, já que as miçangas tiveram de ser impressas já dentro da caixinha”, completa.
O objeto, alerta Cornelissen, pode ser usado como acessório fashion e como instrumento de percussão – isso sem falar na utilidade como elemento para a torcida durante os jogos do mundial. E o melhor: o KXX não é um privilégio somente para os brasileiros. Qualquer um pode comprar um exemplar nas cores do próprio país e se deixar contaminar com a energia e a felicidade do país tropical.
Além de um anel divertido, KXX também é uma grande homenagem. "Este design é dedicado aos artesãos brasileiros – especialmente afro-brasileiros – que, há muito tempo, confeccionam caxixis maravilhosos e inspiradores”, conta o designer à Casa Vogue.