Morar em uma casa de veraneio com uma vista deslumbrante pode ser algo mais complicado do que parece, já que a planta dessas casas normalmente é pensada de outra maneira. Mas, para os arquitetos do escritório Studio Arte, não é grande desafio adaptar esse tipo de construção às necessidades da morada diária. Com maestria, eles tornaram a Casa dos Terraços, próxima à cidade portuguesa de Carvoeiro, em uma propriedade completamente apta para se tornar o lar definitivo de um jovem casal durante todo o ano.
A construção dos anos 1960, mesmo antes da reforma, já se destacava por uma série de formas orgânicas que criavam terraços múltiplos voltados para o norte. No topo da estrutura ondulante, estava a casa a ser reestruturada e um paradisíaco deque com piscina.
O primeiro passo do retrofit foi criar uma infinidade de espaços híbridos entre interior e exterior, para que a circulação entre os cômodos e a ventilação natural fosse otimizada. Como bônus, a família ganhou ainda mais pontos de observação da vista natural da região. Para ajudar no resfriamento do lar nos meses mais quentes, o telhado tradicional foi substituído por telhas planas e brancas.
Por toda a parte, portas pivotantes e de correr aumentaram a amplitude do ambiente e possibilitaram que os cômodos se ligassem mais naturalmente. Afinal, de uma hora para a outra o espaço poderia ter de abrigar uma festa ou momento de relaxamento. Um ótimo exemplo é a janela de vidro que fica sobre a bancada da cozinha. Com um simples movimento, ela é içada e conecta o espaço ao pátio central da casa.