No buchicho das galerias de arte do Chelsea, em Manhattan, Nova York, a Friedman Benda Gallery é a primeira do país a realizar uma exposição individual dos brasileiros Campana. É, também nos perguntamos como isso ainda não tinha acontecido, mas não tinha. A mostra, intitulada The Campana Brothers: Concepts, traz antigas e famosas peças da dupla além de trabalhos inéditos.
O que pudemos conferir na noite de inauguração, no dia 5 de junho, é que a dupla continua inovando. Nos materiais, no desenho dos móveis e no design, que continua exclusivo em algumas peças – feitas sempre artesanalmente pelo próprio Estúdio Campana.
Algumas coleções se repetem, outras são projetos completamente novos, como a poltrona Jacaré, que ganhou um ar mais sofisticado na reedição feita de couro costurado a mão. Na coleção Pirarucu, um robusto armário/cristaleira feito de madeira tem aplicação da pele do peixe típico da Amazônia e puxadores de piaçava. Já a nova série Boca, vem com mesas, aparadores e estantes feitas de aço inox sobreposto por cortes de couro, que criam uma aparência esparramada.
Outro destaque são os biombo, mesa e aparador feito em trecê, da linha Raquete. O conceito parte dos tradicionais móveis de 'palinha', que, nessa coleção, tem trama de nylon na cor pérola e estrutura cromada dourada.
Não podemos deixar de comentar as instalações de vidro e ametista – que são quase esculturas – idealizadas para compor grandes lobbys de hotéis, restaurantes ou ambientes comerciais.
Para finalizar, a série Fitas traz mesa lateral, banco e buffet feitos de metal que brincam com os vãos, dando a ideia de uma linha infinita – como parece ser a inspiração desses dois irmãos.
Quem estiver por Nova York não pode deixar de visitar.
Concepts
Local: Friedman Benda
Endereço: 515, West 26th Street – Nova York
Data: até 3 de julho