Quando o design é funcional e bem feito, não há problema algum em mostrar como os mecanismos funcionam, muito pelo contrário. Esse é o caso de Tracks, uma mesa expansível criada pelo designer Alain Gilles para a marca italiana Bonaldo.
A estrutura é simples, mas inteligente. Sobre pés de madeira retos, dois conjuntos paralelos de vigas de aço acomodam peças de vidro que formam o tampo da mesa. Cada uma das duplas metálicas tem uma trave que desliza de dentro da outra permitindo que o tamanho da mesa seja alterado para acomodar menos ou mais pessoas. Como se trata de uma superfície transparente, o mecanismo de Tracks acaba se tornando uma bela atração principal do produto.
Outra característica marcante da peça é que o acabamento das partes de aço e de madeira pode ser escolhido de acordo com o gosto do cliente. Assim, as possibiliades se multiplicam e variam desde uma versão minimalista e crua, que mostra as reais texturas da madeira e do metal, até outras extremamente coloridas e vibrantes. Funcionalidade em perfeita harmonia com a estética é algo gostoso de se ver e usar.