Qualquer pessoa com bom senso designada a construir uma casa na região de Big Sur, Califórnia, investiria em janelas enormes para aproveitar a vista paradisíaca. Já o estúdio Fougeron Architecture, autor do projeto The Fall House, foi além. Para aproveitar cada centímetro de beleza natural, a construção foi erguida no limite do penhasco e, em vez de janelas, ganhou uma fachada inteiramente de vidro.
Como a morada de três quartos, cozinha, sala de jantar, living e escritório foi erguida sobre um rochedo de quase 100 metros de altura, sua estrutura teve que ser cuidadosamente pensada para se adaptar ao terreno difícil. Mas tudo tem um lado bom. O resultado foi uma construção linear dividida em dois volumes unidos por uma elegante biblioteca com teto de vidro.
Como uma das partes é mais baixa que a outra, criou-se um sistema natural de ventilação otimizado por exaustores na parte mais alta, que expulsam o ar quente e puxam o ar mais frio para dentro. Outro sistema de manutenção da temperatura é o material da fachada sul. Feita de cobre, protege o interior da luz solar direta.
Do lado de dentro, as paredes e o teto são recobertos de madeira. Já o piso, foi feito de granito nas áreas sociais e de um confortável carpete claro nos quartos. Para combinar com as linhas retas da arquitetura, o décor segue o mesmo estilo e adota uma paleta sóbria de cores. Estantes e armários embutidos são minimalistas e mixam branco e madeira escura.
Como se não bastasse o interior aconchegante, The Fall House possui várias áreas externas que convidam os moradores a passar um tempo admirando a paisagem. Quase um sonho de verão embrulhado em uma bela caixa de vidro.