Quantcast
Channel: Casa Vogue
Viewing all articles
Browse latest Browse all 23614

Giro Casa Vogue por Francisco Cálio

$
0
0
  (Foto: Raphael Briest)

Situado em uma área de preservação ambiental na Serra da Cantareira, em Mairiporã, SP, um terreno em declive adquirido por um jovem casal de empresários foi transformado numa residência de 400 m², de estilo ousado e em perfeita sintonia com o perfil cosmopolita de seus proprietários. Toda a concepção da obra, da arquitetura ao décor, leva a assinatura do designer de interiores Francisco Cálio.

Distribuída em três andares, que acompanham a inclinação da propriedade, a casa traz, no pavimento do nível da rua, a garagem, o hall de entrada e três suítes. No piso intermediário ficam a sala de TV, o escritório e a sala de ginástica. E, no plano inferior, junto da piscina, localiza-se a parte social. Segundo Cálio, o projeto “segue uma proposta bem clean e contemporânea”, que se alinha ao que ele mesmo define como a “simplicidade do luxo”. “No interior, adotamos formas geométricas, grandes espaços de circulação e mobiliário de design confortável, sem excessos. Já a arquitetura é moderna, de linhas retas, com pé-direito de 4,40 m e grandes painéis de vidro, que priorizam o aproveitamento da luz natural e a vista que se tem do verde ao redor”, define o profissional. 

Entre os materiais e acabamentos empregados, ele destaca o uso de concreto aparente, aço inox, madeira, vidro, placas de cerâmica e granito. E todos eles aparecem no grande espaço formado por living, lareira, área gourmet e cozinha. Como o casal recebe muitos amigos e gosta de preparar suas receitas, Cálio optou por uma cozinha aberta para o estar e vizinha da ala gourmet. Esta, por sua vez, tem forno e churrasqueira embutidos na alvenaria, além de um balcão com tampo de granito, ao qual se acopla a mesa de jantar, de concreto. Também de concreto é a lareira, que dá apoio a um grande espelho, cuja função é tornar ainda mais imponente o pé-direito duplo, assim como as cortinas de voile, que descem do forro de gesso até o chão.

Lá fora, no entanto, a linguagem se transforma e ganha o calor do deque de cumaru, que contorna a piscina, em formato de “L”. Voltada para o fundo do terreno, ela tem borda infinita e queda-d’água, tirando proveito do declive. Acompanhada por espreguiçadeiras de eucalipto certificado, seu desenho abraça a construção desde a altura do living até uma das laterais, sob o escritório, percorrendo por completo a sua extensão. Além de todo o verde natural que envolve a residência, Cálio acrescentou ainda o frescor da água como elemento de destaque, projetando para os interiores seu delicioso movimento natural.

A seguir, o designer de interiores aponta suas lojas preferidas em São Paulo.

Portfólio Francisco Cálio

  (Foto:  )




 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 23614


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>