O lúdico chegou ao design para ficar. Ultimamente tem sido constante a presença de elementos que brincam com o espaço, o material ou com a interação entre as pessoas e o produto final, principalmente com o intuito de dar uma identidade especial às peças. Inspirado nesse aspecto, o estúdio sul-coreano Rising criou a Lamp Identity, uma luminária que tem “perninhas”.
A estrutura do objeto consiste em uma cúpula branca e a fonte de luz, que é conectada com dois pequenos suportes de metal revestidos de tinta preta. Os pequeninos componentes permitem que a luminária literalmente fique em pé ou simule o movimento de andar. Ela ainda possibilita a brincadeira com outras peças de decoração: em uma das sugestões de utilização, a luminária ganha vida e leva um cachorro de plástico para passear. A simplicidade da ideia tem fundamento: de acordo com o estúdio, “é necessário evitar o tédio da vida diária, porém sem deixar o produto carregado de decoração desnecessária”.
A empresa, que debutou em 2013 como talento no Design Festival de Seul, buscava adicionar vivacidade às suas criações. Assim, a equipe de trabalho decidiu modificar sua luminária básica, e acrescentou as pernas como sustentação do produto. Com essa pequena mudança, “conseguimos encontrar um elemento divertido que se escondia no habitual”, explica o estúdio.