Como transformar uma garagem num restaurante? Quem responde é Richard Lindvall. No entanto, ele não nos entrega palavras, em vez disso apresenta o projeto do Nazdrowje (“Saúde”, em polonês). O décor deste estabelecimento em Estocolmo, na Suécia, foi concebido depois de uma viagem exploratória pelas fábricas da Polônia – daí também o nome e a comida. A ideia que se fixou na mente do arquiteto foi: agregar em vez de alterar.
Lindvall assumiu a estética industrial. Os materiais que empregou na obra foram: concreto, cobre, aço e cerâmicas brancas. “A natureza crua do espaço foi mantida e utilizada como ponto de partida do projeto”, disse o arquiteto. Agregam à atmosfera luminárias pendentes trazidas de uma fábrica tcheca e cadeiras Tolix. O cobre é bastante marcante: ele está nos canos aparentes que atravessam paredes e o teto, e na lareira.
O piso, o bar e suas prateleiras, assim como algumas paredes, são feitos de concreto. Os bancos e mesas do mesmo material foram produzidos in loco. Um troféu de caça – a cabeça de um animal – torna a decoração um pouco mais peculiar. Outros itens lúdicos são as imagens espalhadas pelo restaurante em quadros. Trata-se de retratos dos construtores que realizaram a reforma do lugar, feitos pelo fotógrafo Mattias Lindbäck.