Quando convidaram a arquiteta Ana Bumachar para projetar os interiores de seu apartamento em São Paulo, a stylist da revista Vogue Karine Vilas Boas e seu marido tinham muito bem definido o que queriam para o imóvel de 120 m² recém-entregue pela construtora no bairro do Paraíso.
Sem muitas obras civis, o décor deveria refletir a personalidade do casal, jovem, descolado, que gosta de receber amigos em casa e têm interesses nos mundos da moda e do design. Além disso, deveria utilizar materiais contemporâneos, ter um visual marcante, sem pudores para aproveitar estampas e cores fortes.
A intervenção previu a derrubada de uma divisória para unir dois quartos e formar uma confortável suíte para o casal com banheiros separados para ela e para ele. Também contemplou a remoção da área de churrasqueira na varanda para a criação do pórtico em cimento queimado transformado em bar. Nesse espaço, junto ao armário espelhado, quatro poltronas modelo Paulistano, desenhadas por Paulo Mendes da Rocha e fornecidas pela Futton Company, formam um lounge elegante e despretensioso. Ainda na varanda, uma base de madeira de demolição acoplada a uma floreira, apoia o futton revestido com tecido estampado da Farm-RJ. A peça harmoniza com a mesa de centro turquesa, do acervo do casal, criando uma atmosfera ao mesmo tempo vibrante e relaxante.
Ana Bumachar conta que para o living/home e sala de jantar integrados, o décor foi trabalhado com maior comedimento e sobriedade. Os ambientes têm estruturas aparentes com acabamento de cimento queimado. Tecidos e marcenaria receberam tons de cinza, conferindo uma atmosfera urbana. O toque de cor ficou por conta do amarelo nos pés do sofá e na mesa lateral.
Nessa área de vocação mais social, outros elementos acrescentam estilo à ambientação. É o caso do tapete preto e branco de Christian Lacroix no living, das cadeiras em fibra de vidro brancas de Verner Panton na sala de jantar, e do pendente Mirror em policarbonato e alumínio, com superfície arredondada altamente reflexiva.
O projeto de iluminação, desenvolvido pela arquiteta em parceria com a Lumini, aproveitou-se da luz indireta embutida no forro para fornecer um efeito aconchegante e valorizar elementos da decoração. Na sala, uma sanca foi colocada junto ao cortineiro. Já no corredor, o mesmo recurso foi utilizado para evidenciar o grafismo do papel de parede da Designers Guild, fornecido pela Beraldin.
Para a cozinha, a proposta foi criar uma cozinha industrial. Isso levou à utilização de bancada em aço inox e, na parede, revestimento de cerâmica estilo retrô. A referência utilizada para a escolha da solução veio dos metrôs nova-iorquinos. Os armários da cozinha foram projetados pela arquiteta e executados pela Marcenaria Armatex.