Há alguns anos, a Ásia vem se consolidando como um dos destinos mais concorridos para os praticantes de esqui. No Japão, a mais cobiçada é a cidade de Niseko – em japonês, “penhasco que se projeta sobre o rio nas montanhas” –, na ilha de Hokkaido, a 105 km da capital, Sapporo. Seu clima é influenciado pelas correntes de ar continental e o resultado é uma neve mais leve e consistente, garantindo temporadas mais longas e confiáveis para esquiar em alto nível, atraindo visitantes e esportistas de todo o mundo.
O nível da hospedagem acompanhou o crescimento da demanda e hoje conta com vários empreendimentos de porte internacional. O mais recente é o Loft Niseko, com projeto do arquiteto Riccardo Tossani. Próximo às principais pistas de esqui da região, dispõe de apenas quatro apartamentos dotados de instalações para o máximo conforto dos praticantes do esporte, como depósitos particulares para guardar equipamentos e pisos aquecidos.
A decoração ficou a cargo do Yoo Design Studio, de Philippe Starck e John Hitchcox, e foi a primeira empreitada da empresa no Japão. Com paredes de concreto e madeira texturizada, tem amplas janelas que oferecem vista privilegiada do Monte Yotei. Seu pé-direito de até três metros garante amplitude e luz natural – em sua ausência, o projeto de iluminação de Tom Dixon dá conta do recado.