O nome Oscar Niemeyer é um dos poucos que dispensa qualquer tipo de apresentação. Suas inconfundíveis curvas e minimalismo revolucionaram a forma ao fundir estrutura e arquitetura, e tornaram-se fonte de inspiração e referência para gerações futuras de criadores.
Até o dia 27 de julho, o público poderá conhecer um pouco mais a fundo o pensamento do arquiteto na exposição Clássicos e Inéditos. São mais de 300 obras que ocupam os três andares do espaço Itaú Cultural, em São Paulo, entre plantas, croquis e desenhos originais, maquetes, filmes e fotos.
O destaque fica por conta de alguns projetos inéditos que nunca chegaram a sair do papel. Eles vieram à tona graças a uma pesquisa feita nos originais do arquiteto em parceria entre a Fundação Oscar Niemeyer e o Itaú Cultural. “Várias exposições sobre sua obra construída foram feitas por ele próprio”, comenta o curador Lauro Cavalcanti. “Sem descartar o registro de um percurso que, por vezes, se confunde com aquele da arquitetura do século 20, o objetivo desta mostra é revelar projetos inéditos que, por vários motivos, permaneceram no papel.”
Além disso, a mostra traz outras boas atrações. Dentre elas, um rolo de 16 metros de comprimento desenhado por Niemeyer durante a gravação de um documentário; sete maquetes – quatro inéditas e uma eletrônica, que apresenta o projeto para sede da Companhia Energética de São Paulo (CESP); a projeção contínua de dois documentários e depoimentos em vídeo de outros arquitetos como Paulo Mendes da Rocha, Ciro Pirondi e Ruy Ohtake. A esse grande acervo que homenageia o brasileiro falecido em 2012, ainda somam-se 179 imagens de célebres fotógrafos como Thomas Farkas, Marcel Gautherot, Michel Moch e Leonardo Finotti; o projeto da Cidade do Futuro, nunca realizado, e o plano da cidade de Negev, projetado em 1964 para a construção de uma cidade no deserto de Negev, em Israel.
Oscar Niemeyer: Clássicos e Inéditos
Data: até 27 de julho
Local: Itaú Cultural
Endereço: Avenida Paulista, 149 – São Paulo, SP
Horário: de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h