Esse apartamento no bairro da Vila Olímpia, em São Paulo, tem uma metragem enxuta. São 130 m² utilizados por um casal jovem e seus dois filhos. O imóvel, apesar de novo, demandava algumas intervenções para atender às necessidades da família, que queria mais estilo e conforto para receber. Foi quando a arquiteta Caroline Gabriades entrou em cena, propondo um projeto que buscou dar amplitude, sofisticação e aconchego aos ambientes.
O foco principal do trabalho foi o conjunto living e sala de jantar. A principal obra civil realizada foi a eliminação da parede e da esquadria de alumínio que dividiam a sala da varanda. Para integrar completamente esse espaço, o piso foi nivelado e revestido com um só tipo de madeira cumaru.
O mobiliário de design contemporâneo foi quase todo reaproveitado do acervo dos proprietários. Poucas peças foram adquiridas, caso do banco da Artefacto entre o living e a varanda, e das cadeiras da Dpot.
A organização do layout permitiu que fosse criado um espaço de leitura com a poltrona Charles Eames branca posicionada ao lado da parede verde. O elemento, que adicionou um toque de natureza ao décor, foi construído pela Ninfa Flores a partir de vasos fixados diretamente na parede.
Visando uma atmosfera mais acolhedora e que não conflitasse com os móveis existentes, Caroline optou por um tom de cinza escuro usado em todas as paredes. "A solução permitiu também dispensar a construção de um painel específico para abrigar a TV", conta a arquiteta.
Para dar maior sensação de amplitude à ambientação, espelhos foram estrategicamente colocados no living e na sala de jantar. Nesse espaço, aliás, uma parede inteira é revestida com espelho, do piso ao teto.
A iluminação foi trabalhada com o intuito de amarrar todo o projeto, garantindo conforto aos moradores. Daí a opção por luminárias com lâmpadas AR e dicroicas, que evitam ofuscamento e ajudam a valorizar a decoração. O verde no vaso com palmeiras e na parede vegetal ganhou destaque com a adição de luminárias espeto.