Existe uma frase comumente atribuída a Pablo Picasso que diz: “Maus artistas copiam, já os bons, roubam”. A designer de moda Valeska Jasso Collado parece ter entendido muito bem as aspas do ícone das artes, já que um bom trabalho criativo vem do estudo e de referências, e não do plágio. Em sua inusitada coleção de roupas, a inspiração veio de onde menos se esperava.
As formas exageradas foram baseadas nos móveis e interiores do estilo Memphis, movimento liderado por Ettore Sottsass durante os anos 1980. As cores vibrantes e o brilho suave vieram das cerâmicas do artista Ben Feiss. E a escolha dos materiais – espuma e látex – surgiu depois de muita pesquisa e trabalho duro.
“Elegi a espuma porque ela consegue conjugar o volume e as formas limpas que eu tinha em mente”, conta Valeska, que levou meses até chegar à combinação. Mas o resultado valeu à pena. “Comparado às outras coleções da minha universidade este ano, eu acho que a limpeza das formas e o foco na variedade de silhuetas fez com que a minha se destacasse.”
A formanda da Universidade de Westminster, em Londres, admite que os materiais eleitos não são os mais confortáveis para se usar no dia a dia mas, mesmo assim, ela pretende seguir explorando o conceito em novas roupas e acessórios. “Vou continuar testando esse tipo de fabricação e quero mudar algumas das formas também. Mas estou realmente ansiosa para criar um bolsa bem grande nesse estilo.”